Imposto de Renda 2024: Tipos de declaração e como fazer

Uma das principais dúvidas de quem vai realizar a declaração do Imposto de Renda é escolher o melhor tipo para o seu perfil.

Imposto de Renda 2024: Tipos de declaração e como fazer

Uma das principais dúvidas de quem vai realizar a declaração do Imposto de Renda é escolher o melhor tipo para o seu perfil. Antes de mais nada, como já destacamos, em nosso último conteúdo, é importante preencher o documento no programa com todos os dados necessários. No final, você terá a opção de selecionar o modelo preferido.

Vale ressaltar que o próprio sistema irá te ajudar na decisão, uma vez que a escolha vai depender da quantidade de deduções que acontecerão, afetando diretamente o valor final do tributo que deverá ser pago.

Imposto de Renda 2024: Documentação necessária para fazer a declaração


Tipos de Declaração

Declaração Simplificada

O cidadão que é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024, pode escolher pelo modelo simplificado.

Neste formato, se aplica um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis, limitado a um determinado valor. O desconto substitui todas as deduções legais possibilitadas no modelo completo.

Declaração Completa

Aqui, o contribuinte poderá detalhar todas as despesas dedutíveis, como por exemplo, gastos com a educação, saúde, previdência privada, etc. Neste modelo, não existe um desconto padrão, e as deduções são calculadas individualmente.  

Declaração pré-preenchida


Os contribuintes que possuem uma conta no site gov.br, seja nível prata ou ouro, podem iniciar a declaração com vários campos já preenchidos.

As informações de bens, direitos, deduções, dívidas, rendimentos e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

Como fazer a declaração


Reúna a documentação necessária;

  • Entre no programa IRPF da Receita Federal;
  • Escolha o tipo de declaração (criar nova declaração/ importar dados do IRPF anterior/ importar declaração pré-preenchida);
  • Escolha entre declaração completa e simplificada;
  • Confira se a declaração está com alguma pendência;
  • Revise os dados para evitar erros;
  • Pronto;

Planejamento Tributário: Como pagar menos impostos de forma legal