Qual é a importância da contabilidade para o e-commerce?

A cada dia que passa, as lojas virtuais estão se tornando uma excelente opção para aqueles que buscam investir no seu próprio negócio.

Qual é a importância da contabilidade para o e-commerce?

A cada dia que passa, as lojas virtuais estão se tornando uma excelente opção para aqueles que buscam investir no seu próprio negócio. Afinal, esse modelo tem apresentado um crescimento satisfatório para os empreendedores, ainda mais depois do período de pandemia de Covid-19.

Dicas de ouro para começar a vender no e-commerce

Mas preste bastante atenção! É preciso ter em mente que será necessário cumprir com as mesmas obrigações que aqueles empreendedores que possuem uma loja física. Por isso, é fundamental ficar por dentro de como funciona a contabilidade para o e-commerce, e todo o processo ao seu redor, como:

  • Acompanhamento do fluxo de caixa
  • Auxiliar na abertura do negócio
  • Calcular os tributos
  • Orientação na tomada de decisões sobre os investimentos
  • entre outros

Com o intuito de auxiliar você, que possui ou deseja abrir um e-commerce, a Speedcont elaborou este conteúdo. Aqui, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, e te mostrar a importância de contar com a nossa contabilidade para a abertura do seu negócio virtual.

Planejamento tributário: Como pagar menos impostos de forma legal

O que é a contabilidade para e-commerce


A contabilidade para e-commerce nada mais é do que um serviço de assessoria contábil voltado para as empresas que atuam no segmento de “comércio eletrônico”, podendo ser através de uma loja virtual própria ou mesmo plataformas de marketplaces.

Veja só, a empresa que realiza a venda de seus produtos por meio de canais eletrônicos pode cuidar de suas finanças de duas formas: através de uma contabilidade própria ou terceirizar o serviço, algo bem comum entre as PMEs.

Após o surgimento das ferramentas digitais, aliado ao crescimento da contabilidade online, a terceirização das rotinas financeiras, fiscais e trabalhistas se tornou ainda mais acessível.

A Speedcont é uma contabilidade moderna, que visa descomplicar todos os processos e ter uma comunicação precisa com os nossos clientes. Abrimos, regularizamos e deixamos o seu negócio pronto para faturar e decolar.

Clique aqui e fale agora mesmo com a Speedcont


A nossa contabilidade para e-commerce oferece ao empresário todo auxílio necessário para que ele possa desenvolver suas atividades de forma eficiente e consiga tomar as melhores decisões de negócio.

Contabilidade Digital: Como a tecnologia está transformando o setor

Papel da contabilidade no e-commerce

Antes de mais nada, devemos ressaltar que todas as empresas brasileiras são obrigadas a manter um contador ou assessoria contábil, seja qual for o seu tamanho e ramo de atuação. A exceção são os Microempreendedores Individuais (MEIs).

A grande questão do papel da contabilidade, nem é a respeito da obrigação do cumprimento da lei, afinal isso é óbvio e inegociável. O ponto crucial é: a contabilidade é necessária para o e-commerce porque apresenta resultados! Afinal, cumprindo com a legislação, você estará melhorando, e muito, a gestão do seu negócio através do auxílio de um contador experiente e especializado.

Existem várias tarefas cotidianas da contabilidade para o e-commerce. Como já falamos, não é porque não existe uma “loja física”, que não é necessário realizar balanços patrimoniais, balancetes de verificação, gerenciar o pró-labore dos sócios, calcular os impostos e gerir o capital de giro.

Qual é a diferença entre lucro e pró-labore?

Confira algumas tarefas da contabilidade para o e-commerce:

  • Controle e planejamento tributário
  • Consultoria empresarial
  • Gestão da folha de pagamento dos funcionários
  • Gestão financeira
  • Organização dos livros fiscais
  • Registro das movimentações financeiras, emissão de livros e controle de documentos contábeis

5 dicas para manter a contabilidade organizada em sua empresa

Quanto um e-commerce paga de impostos?

Entre outros serviços, a contabilidade para e-commerce calcula e emite guias de impostos que precisam ser pagos pela empresa. Contudo, o tamanho da carga tributária irá depender de algumas variáveis, como: regime tributário escolhido, tamanho do faturamento e segmento de atuação da empresa.

As empresas de e-commerce que optam pelo Simples Nacional, vão ter todos os tributos devidos mensalmente ao Fisco, reunidos em uma única guia, o DAS.

Vale lembrar que o cálculo do DAS é realizado com base no tamanho da receita mensal da empresa, de acordo com as alíquotas expressas nos anexos do Simples Nacional.

Simples Nacional: Confira a tabela completa com Anexos e Alíquotas

As empresas do segmento do comércio estão tributadas conforme o Anexo I, onde as alíquotas variam de 4% a 19%, dependendo do tamanho da receita. Quanto maior o faturamento, maior o peso tributário.

Veja só, uma empresa de comércio eletrônico que tenha, por exemplo, receita anual de até R$ 180 mil, vai pagar 4% de tributos sobre a receita bruta. Acima desse valor, os percentuais aumentam de acordo com cada faixa de faturamento.

Simples Nacional: Veja como realizar o cálculo

Melhores práticas de contabilidade para um e-commerce

Manter os registros em locais de fácil acesso possibilita diversas vantagens para a administração do negócio. Isso acaba gerando benefícios intrínsecos ao próprio e-commerce.

Com uma boa organização bem realizada, é possível ter uma visão bem mais ampla de toda a operação. Contar com registros escrupulosos sobre o número de vendas, fluxo de caixa, receita apurada e lucro auferido faz com que seja possível fazer projeções a respeito do crescimento da empresa.

Existe um outro ponto muito importante que é classificado como uma das “melhores práticas de contabilidade para um e-commerce” que é manter os dados referentes ao pessoal e impostos bem definidos em uma planilha de excel, por exemplo.

Naquilo que diz respeito aos tributos, é necessário manter uma boa organização para evitar o pagamento de multas geradas por atrasos no recolhimento de impostos.

Como a contabilidade pode ser estratégica para ajudar a sua empresa a crescer